Você já parou para pensar em quanto lixo e produzido por dia na sua cidade?

A grande quantidade de lixo que e produzida em uma cidade traz problemas. Há necessidade de espaço para construir aterros sanitários. A coleta do lixo e a manutenção do aterro custam dinheiro. Mau cheiro e propagação de doenças também são problemas principalmente quando não há aterros sanitários ou quando eles são operados de modo incorreto ou não são bem construídos.

Os papeis, plásticos, metais e vidros embora estejam em quantidades menores do que os restos de comida também contribuem para a quantidade total de lixo. E como fazer para reaproveita los?

Quando você compra um produto numa embalagem de papel, de vidro, de plástico ou de metal, pode ser que ele, um dia, já tenha sido jogado fora como lixo. Esse reaproveitamento e realizado por meio de reciclagem. E o que é a Reciclagem?

O Que é Reciclagem?

A reciclagem e o processo que permite reaproveitar esses materiais que serão transformados em novos objetos que podem, ou não, se parecer com os objetos originais.

Por que Reciclar?

Porque ao reciclar:

Diminuímos a quantidade de lixo e, portanto reduzimos os problemas trazidos por ele;
Poupamos dinheiro, pois obter plástico, vidro, papelão ou metal a partir de matéria-prima natural custa mais do que já existe;
Economizamos energia, pois gasta se menos energia na reciclagem do que na obtenção a partir de fontes naturais; e
Conservamos os recursos naturais como às árvores (usadas para fabricar papel) o petróleo (matéria-prima para o plástico) e os minérios (para obter metais).

O que Podemos Reciclar?

Reciclável Não-Reciclável também chamado de Rejeitos
 
Papel
jornais e revistas
etiqueta adesiva
folhas de caderno
papel carbono
formulários de computador
fita crepe
caixas em geral
papéis sanitários
aparas de papel
papéis metalizados
fotocópias
papéis parafinados
envelopes
papéis plastificados
provas
papéis sujos
rascunhos
guardanapos
cartazes velhos
bitucas de cigarro
papel de fax
fotografias
 
Metal
lata de folha de flandres (lata de óleo,
salsicha, leite em pó etc.)
esponjas de aço
canos
lata de alumínio
 
sucatas de reformas
 
 
Vidros
embalagens
espelhos
garrafas de vários formatos
vidros planos
copos
lâmpadas
cerâmica
porcelana
tubos de TV - gesso
 
 
Plástico
embalagem de refrigerante
cabo de panela
embalagem de material de limpeza
tomadas
copinho de café
embalagem de biscoito
embalagem de margarina
canos e tubos
sacos plásticos em geral
misturas de papel, plásticos e metais

Existe também uma quinta opção de Reciclagem que e a Compostagem. Há uma grande quantidade de restos alimentares no lixo. Eles podem ser transformados em adubo. O composto serve para ser colocado no solo que foi muito usado pela agricultura. Durante a Compostagem e produzido também uma quantidade apreciável de gás metano (combustível). Esse combustível serve para produzir energia.

Como Reciclar?

Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.

Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição:

Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente;
Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis;
Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta.

Onde Reciclar?

No Brasil existem unidades industriais com capacidade instalada para reciclar resíduos, e qualquer outro material que possa ser reciclado. Distribuídos de norte a sul do país, estas unidades são empresas transformadoras de matérias-primas, fabricantes de embalagens, retomadores e recicladores.

Coleta Seletiva de Lixo (Cidadania e Desenvolvimento)

Os materiais destinados ‘a reciclagem devem estar separados do resto do lixo. Ela consiste em incentivar a população a separar em suas casas os componentes do lixo nas seguintes categorias:

Vidro; Metal; Plástico; Papel e Papelão e Resíduos de comida e outros componentes.

O processo de coleta seletiva é trabalhoso e mais caro do que a coleta tradicional do lixo, mas a reciclagem permite que se faça uma economia que compensa esses gastos adicionais. A reciclagem deve ser incentivada porque se trata de uma importante forma de preservação do ambiente.

Bibliografia:
www.reciclaveis.com.br


Manfer Sucatas - Rua Marechal Barbacena, 692 - Tatuapé - São Paulo - Tel: (11)2965-6206 (11)9982-0048